Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero, que se renova mensalmente pela menstruação.
que causa a endometriose?
Saber, exatamente, o que causa a endometriose, ainda é um desafio para os médicos e especialistas.
De acordo com o identificado pelos profissionais da área até o momento, a lista de causas inclui:
🔸menstruação retrógrada;
🔸sistema imunológico deficiente;
🔸crescimento de células embrionárias;
🔸fatores ambientais;
🔸fatores genéticos;
🔸cirurgias;
🔸alterações no sistema linfático.
🔸Menstruação retrógrada
A menstruação retrógrada é quando não há a eliminação correta da descamação das paredes uterinas. Quando isso acontece, parte do tecido do endométrio pode ser direcionado para outros órgãos da cavidade pélvica.
A endometriose pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, merecem destaque:
Cólica menstrual intensa (dismenorreia) que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
Dispareunia: Dor durante as relações sexuais;
Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
Infertilidade.
Diagnóstico de endometriose
Diante da suspeita, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal com preparo intestinal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende de uma biópsia.